"As pessoas não podem abrir mão de traçar os rumos do seu futuro", diz presidente do TRE sobre abstenções

Foto: Vinícius Machado (Diário)

A cinco dias do 2° turno das eleições municipais, a expectativa para o pleito em Santa Maria é positiva, segundo o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE), Voltaire de Lima Moraes. Em entrevista ao Bom Dia, Cidade! desta quarta (23), ele comentou que tudo já está pronto para o domingo (27), e também reforçou a importância de exercer o direito ao voto.

​​​​​​+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia 

O presidente do TRE gaúcho realizou uma videoconferência com os juízes responsáveis pelas Zonas Eleitorais 135 e 41 de Santa Maria, Ulysses Louzada e Vinicius Leão, respectivamente, juntamente com os chefes dos cartórios Vinícius Teixeira e Raquel Souza, para alinhar os processos que devem ser realizados neste domingo e para pedir que eles façam um apelo aos eleitores. . 

— Nós estamos muito lisonjeados, de certa forma, com relação ao desempenho, porque tudo deu certo, não tivemos qualquer problema assim de maior monta. Em relação às urnas, inclusive, considerando as duas zonas eleitorais, somente quatro urnas foram substituídas, é um percentual baixíssimo. Isso significa que tudo deu certo aí no primeiro turno e vamos fazer um esforço para que tudo continue a dar certo também agora no segundo turno da eleição — afirma Moraes sobre o balanço no primeiro turno na cidade.

Presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Voltaire de Lima Moraes concedeu entrevista à Rádio CDN, nesta quarta-feira, e falou sobre o percentual de abstenções na cidadeFoto: TRE (Divulgação)

Abstenções

No 1° turno, mais de 57 mil Santa Marienses decidiram não participar da escolha de prefeito e vereador no município. Isso corresponde a ​27,54% dos eleitores aptos. O índice é levemente inferior se comparado ao pleito de 2020, quando foi registrado o percentual de 28,82% — 58.876 pessoas — que não compareceram às urnas. À época, o país vivia impactado pela pandemia de Covid-19. 

Em relação ao Estado, a abstenção foi de 23,69% — a sexta maior do país — ficando atrás do Rio de Janeiro, com 26,24%, Rondônia, com 25,88%, São Paulo, com 25,33%, Mato Grosso, com 24,32% e Mato Grosso do Sul, com 23,89%.

Ainda segundo o presidente, há 24 cidades no Estado que superam Santa Maria em termos de abstenção. Para tentar reduzir o alto índice, ele afirma que é necessário criar uma cultura para reforçar a importância do voto.

— Num Estado Democrático de Direito, e que se louva, acima de tudo, a democracia existente no nosso país, o voto é um direito fundamental. As pessoas não podem abrir mão de traçar os rumos do seu futuro, porque o gestor municipal tem um papel fundamental em uma determinada cidade, porque ele vai decidir questões como, por exemplo, a mobilidade urbana, questões de impostos municipais, ele vai tratar de questões importantes da saúde, da escola municipal... Então, se nós temos uma preocupação muito grande, eu tenho salientado muito isso, que escolher o melhor para os nossos filhos ou qualquer prestador de serviço, o gestor municipal assume uma relevância muito grande. Então, nós temos que criar a cultura de não abrir mão de traçar os rumos do nosso futuro. Por isso, eu faço um apelo a todos os santa-marienses, que não deixem de votar, isso é muito importante — explica.


Biometria

Em Santa Maria, nem todos os eleitores possuem o sistema de biometria. Com ela, o eleitor poderá acessar todos os serviços online. Para o presidente, o fato não influenciou o alto nível de abstenção no município.

— Nós temos um Estado com 83% dos eleitores e eleitores biometrizados, esse é um percentual até muito alto. Nós não avançamos mais em razão dos problemas que aconteceram aqui no nosso Estado de domínio público, ou seja, essa tragédia causada pelas enchentes. Senão, nós teríamos avançado até muito mais. Eu creio que isso aí (abstenção) merece uma reflexão maior. (...) As razões podem estar relacionadas com a migração de pessoas, desinteresse, eleitores que se mudaram de uma cidade para outra, ou mesmo do Estado, e ali consta como eleitor, mas, na verdade, estão em outra cidade e não regularizaram a situação. Nós vamos ter que fazer uma análise muito ampla, ouvindo sociólogos, analistas, políticos, cientistas políticos, inclusive a imprensa, e assim por diante – ressaltou Voltaire, sobre as hipóteses que contribuíram para abstenção. 


Leia também 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

"Nossas propostas são para bairros, vilas, distritos e centro de Santa Maria", diz candidato a vice-prefeito José Farret

Confira o que os candidatos responderam sobre os questionamentos das entidades durante o debate Próximo

Confira o que os candidatos responderam sobre os questionamentos das entidades durante o debate

Política